sábado, 31 de dezembro de 2016

RETROSPECTIVA 2016



O ano difícil de 2016 está chegando ao fim. Aaapesar dos pesaaares, foi um ano de muitas conquistas e muitos avanços para o Motyrum! Com isso, resolvemos fazer uma retrospectiva das nossas atividades nesse ano moribundo :D

Primariamente, um dos grandes marcos do ano para o Programa foi a realização do evento “Insurgências Urbanas II”, cujo o tema foi “Os Desafios da Nova Agenda Urbana e o Direito à Cidade”. As palestras dialogadas proferidas no primeiro dia trabalharam o universo das Conferências Internacionais, em razão da III Conferência das Nações Unidas para Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável, em Quito, na qual as Coordenadoras do Núcleo Urbano, as Professoras Dulce Bentes e Marise Costa estiveram presentes. 

Seguinte a isso, o evento também contou com um segundo dia muito importante para concretização das reinvindicações dos cidadãos e cidadãs natalenses dentro do contexto de discussão mundial sobre a vida urbana sustentável. Nesse sentido, os debates com os participantes do “Insurgências Urbanas II”, elaboraram proposições para nossa Natal! (https://drive.google.com/drive/folders/0B9tEz-da-T9qWVliNmtqbG9Sd2M) As conversas se deram em torno dos seguintes eixos temáticos:

1. Direitos Humanos, Desenvolvimento Econômico e Inclusão Social;

2. Urbanização e Uso Sustentável do Território e;

3. Governança Democrática e Participativa.

Antes do evento em si, estivemos presentes no Seminário Motores do Desenvolvimento do Rio Grande do Norte no auditório da Procuradoria Geral de Justiça do Estado, organizamos uma formação sobre Conferências Internacionais com Gabriella Baesse da ONG Engajamundo, fizemos a exibição do curta “Abraço de Maré” do cineasta Victor Ciríaco, na Virada Cultural da Ribeira, sem esquecer a distribuição das 100 mudas de ipês roxos e amarelos no Setor I da UFRN. As plantinhas fizeram muito sucesso e, com certeza, vão deixar nossa cidade cada vez mais arborizada e linda. 

Para fechar o ano com chave de ouro: a Festa de Natal do Jacó! A celebração natalina foi organizada junto com moradores da Comunidade onde atuamos, no dia 17 de dezembro. Ficamos muito felizes por termos conseguido trabalhar um pouco do significado de paz, comunhão e união que remete a essa época, vendo a alegria das crianças com brincadeiras, muita comida boa e presentes! :D

Mas não para por aí não, hein?! Tem mais!

Voltamos a realizar atuações no Pavilhão Feminino da Penitenciária Estadual Doutor João Chaves, na Zona Norte de Natal, onde, anos atrás, o Núcleo Penitenciário iniciou suas atividades originalmente. Ao longo do ano, diferentes atividades de Educação Popular foram realizadas com as apenadas sobre assuntos diversos dentro do eixo dos Direitos Humanos como “a família no cárcere” e “a questão de gênero dentro do contexto prisional”.

Além das atividades de Educação Popular, que fazem o enfoque principal do Motyrum, o Núcleo realizou o acompanhamento processual de todas as apenadas do pavilhão, em conjunto com a aplicação de questionários do Projeto de Mapeamento da Unidade Prisional - projeto de extensão mantido pelo Núcleo que visa conhecer quem são as internas da João Chaves em vários aspectos (econômico, social, religioso, cor, instrução, entre outros) - o que poderá, por ventura, nortear políticas públicas específicas para esse grupo vulnerável de pessoas.

Em conjunto com as atividades rotineiras do Projeto, houve ainda, a publicação de uma edição da Revista Transgressões, com um volume por semestre, trazendo artigos diversos sobre as ciências criminais, muitos deles de qualidade excepcional, com temas controvertidos que, seguramente, fomentam o debate na área e dão contribuições relevantes para a construção do conhecimento criminológico e a concepção de soluções para os muitos problemas vivenciados nessa área.

E ainda, na CIENTEC tivemos nosso estande do Programa com exposição de fotos, cartazes, banners, produtos fabricados por pessoas em situação de privação de liberdade e muita gente curiosa querendo saber mais sobre o Motyrum.



Depois de um 2016 de muito trabalho, aguardamos que 2017 venha com muito mais! Aproveitamos a oportunidade para agradecer a todxs que se dedicaram verdadeiramente ao Programa de Educação Popular em Direitos Humanos! Cada evento, lançamento de revista e atuação foram construídos com muito carinho por cada pessoa envolvida. Que no ano que está chegando essa dedicação só aumente, que esses laços se fortaleçam e que “a vontade amorosa de mudar o mundo”, como dizia o nosso querido Paulo Freire, se faça presente nos corações de cada um! 

O Motyrum deseja a todxs um Feliz Ano Novo! ;D

Nenhum comentário:

Postar um comentário