sábado, 2 de maio de 2015

Mineiro: Governo está decidido a enfrentar questão da Segurança


O deputado Fernando Mineiro (PT) afirmou, na sessão plenária desta quinta-feira (9), que o Governo do Estado tem consciência do enfrentamento permanente necessário para conter a crise da Segurança no Rio Grande do Norte. Em aparte à deputada Cristiane Dantas (PCdoB), o parlamentar reafirmou que há uma série de ações em curso para melhorar o sistema penitenciário.
Mineiro afirmou que o atual secretário estadual de Justiça e Cidadania, Edilson França, está preparado para a pasta por sua trajetória acadêmica e profissional. O deputado acrescentou também que o Ministério Público do Estado (MP-RN) entregou, na semana passada, ao Governo um conjunto de proposições para o sistema prisional, citando, inclusive, as experiências exitosas das cadeias de Apodi e Macau.
“Participei, na noite de ontem, de um importante debate na UFRN, do Programa Motyrum, e tive acesso a uma série de informações sobre o assunto”, contou. “Lá foram citadas as experiências da cadeia pública de Apodi e a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) de Macau, modelo que tem sido aplicado em várias partes do Brasil”, continuou. O evento contou com a participação de Marcos Dionísio Caldas, presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos; Guimar Veras, da Pastoral Carcerária e do Conselho Estadual Penitenciário, e de Fillipe Rodrigues, professor e diretor da Escola Penitenciária Desembargador Ítalo Pinheiro.
“O Governo está decidido a enfrentar essa questão. Além de nomear o gestor Edilson França, fez convênios com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e tem planejado vários ações após ter sido debelada essa crise”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário