sábado, 20 de setembro de 2014

O primeiro dia do curso de formação-seleção do Motyrum se aproxima!




Sim, nosso tão aguardado primeiro encontro está chegando, e, antes de tudo, gostaríamos de agradecer a cada um dxs inscritxs! 

Nós, do Programa Motyrum de Educação Popular em Direitos Humanos, estamos muitíssimos ansiosos e ansiosas para começar esse momento tão especial, em que podemos partilhar nossas experiências com vocês e realizar uma verdadeira troca de saberes. 

O nosso curso se dará em 3 dias, sendo eles 27/09, 18/10 e 01/11, todos aos sábados, pela manhã e pela tarde, das 9h às 17h. 

A nossa proposta é de realizar um curso de formação que apresente as temáticas com as quais nos propomos a trabalhar, bem como um pouco de nossa base teórica, em especial a educação popular de Paulo Freire. 

Desse modo, os dois primeiros encontros serão de formação, sendo o primeiro denominado Ciclo Terra, em que abordaremos temáticas que se relacionem com os Núcleos Rural e Indígena, e o segundo dia denominado Ciclo Cidade, em que trataremos de tema que abarque o Núcleo Urbano, Infanto-Juvenil e Penitenciário. 
A sistemática desses encontros se dará por meio de grupos de discussão, em que dividiremos vocês em pequenos grupos para que possamos debater a temática proposta no dia, bem como o texto-base que iremos disponibilizar para que vocês leiam previamente. Além disso, teremos mesas de debate em que levaremos palestrantes para instigar ainda mais a discussão. 
No último dia (01/11) ocorrerá o seminário avaliativo do Motyrum, um momento em que cada Núcleo (Rural, Indígena, Infanto Juvenil, Penitenciário, Urbano e Escritório Popular) apresentará os trabalhos realizados ao longo do ano, suas metas e suas maiores dificuldades. Será um momento de maior aproximação entre o Programa e a comunidade acadêmica, especialmente com as pessoas interessadas em se juntar ao grupo. 

Os encontros ocorrerão no setor I da UFRN (os grupos de discussão serão nas salas, enquanto as mesas serão no Auditório do Núcleo de Prática Jurídica). Nosso ponto de encontro sempre será a pracinha que fica ao lado da Prática Jurídica. Para quem não sabe, fica exatamente ao lado da sala A4 do setor I (para encontrar o bloco A basta seguir as placas que ficam próximo ao teto do corredor principal). 

Programação - Ciclo Terra
09h – Encontro na pracinha do setor I (ao lado da sala A4 do setor I) 
09h30min – Grupos de discussão 
12h – Almoço (disponibilizaremos fichas do RU e pedimos, por favor, que vocês fiquem para almoçar no RU conosco, pois isso evitará atrasos, além da gente poder bater um papo legal, comer aquele rango gostoso do RU e curtir um banzo depois do almoço juntinhxs) 
14h – Retorno à pracinha do setor I
14h20min – Mesa de debates (no auditório do Núcleo de Prática Jurídica, setor I da UFRN) 
Nomes da Mesa: Irene Alves de Paiva (docente do Departamento de Ciências Sociais da UFRN e especialista na área de assentamentos rurais) e Carlos Guilherme Octaviano do Valle (docente do Departamento de Antropologia da UFRN e especialista das questões indígenas e quilombolas).
17h00min – Encerramento

Um comentário: