segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Ciclo Liberdade - 28/09/13

Concluindo a primeira fase dos ciclos no curso de formação para a seleção de novas e novos integrantes, o programa apresentou mais um dia aos participantes: o Ciclo Liberdade, que encerra, junto às questões da terra e da cidade, as temáticas e ambientes nas quais @s sujeit@s com os quais o programa atua estão inserid@s.

Nesse dia, os Núcleos Infantojuvenil e Penitenciário trouxeram discussões que permeiam a realidade dos ambientes de privação de liberdade, relacionando com os lugares nos quais atuam: unidades de cumprimento de medida socioeducativa de internação; e penitenciárias. Além das questões em torno dos próprios adolescentes e também dos apenados.

Durante o turno da manhã, o Núcleo Infantojuvenil apresentou alguns vídeos sobre tais temáticas e questões


Clique aqui para assistir ao vídeo de parte do filme Juízo

Clique aqui para assistir ao vídeo de parte do documentário Mães de Maio

Clique aqui para assistir ao vídeo sobre a visão da Inter TV Cabugi acerca do Sistema Socioeducativo no RN



Entre os vídeos, as falas da professora orientadora e do coorientador do núcleo ligaram o que estava sendo exposto à realidade com a qual o núcleo atua.


Encerrando o turno da manhã, os participantes, mais uma vez, foram divididos em Grupos de Discussão, para o debate em grupo dos textos disponibilizados.



Dando continuidade ao Ciclo Liberdade, o Núcleo Penitenciário tratou das temáticas e realidades com as quais atuam, expondo, primeiramente, um documentário sobre a situação carcerária do País.

Clique aqui para assistir ao documentário O Grito das Prisões

Depois, uma ex-apenada com a qual o núcleo atuou no ano de 2010 falou sobre sua situação enquanto estava na Penitenciária, e das dificuldades também enfrentadas por ela ao sair de lá.


Além dela, a médica que trabalha na Penitenciária Estadual de Parnamirim, onde o núcleo atuou durante este ano de 2013, também falou sobre a situação precária a qual os apenados são submetidos.


Depois, houve mais uma divisão dos participantes em Grupos de Discussão, para o debate dos textos e temáticas do dia.

Download do texto para os Grupos de Discussão (Penitenciário)


O Motyrum agradece a tod@s que contribuíram para a construção de mais um dia da formação-seleção!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário