segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Ciclo Cidade - 21/09/13

No sábado do dia 21 de setembro, o Programa deu continuidade aos encontros do curso de formação para a seleção de novas e novos integrantes. Nesse dia, o Motyrum levou aos participantes da formação as temáticas e realidades com as quais os núcleos Urbano e Escritório popular atuam. Esse, então, foi denominado de Ciclo Cidade, que contou com dois turnos.


Durante o turno da manhã, foi exibido um documentário que trata sobre a questão das ocupações de prédios abandonados por famílias sem-teto do Rio de Janeiro, mostrando uma série de despejos forçados pelo Estado.

Clique aqui para assistir ao Documentário Atrás da Porta


Logo em seguida, o pessoal que compõe o Núcleo Urbano apresentou-se para os participantes da formação, falando sobre o seu histórico de atuações e sobre o atual trabalho desenvolvido junto ao bairro de Mãe Luiza.


O Programa contou com a participação de Chiquinho e Camila da comunidade de Mãe Luiza, que trocaram vivências, expondo as lutas e dificuldades do morro.


Logo depois, houve discussão nos grupos dos textos disponibilizados pelo programa.



Durante o turno da tarde, o Núcleo Escritório Popular trouxe alguns casos com os quais lidou, cujos temas foram abordados de forma a envolver os participantes na situação d@s atingid@s, como as desapropriações que viriam com a Copa do Mundo; a ocupação da Câmera Municipal de Natal durante o Fora Micarla, com o acampamento Primavera sem Borboleta; e a Revolta do Busão. Tais temas dialogam também com a temática dos problemas que envolvem a cidade.





Nenhum comentário:

Postar um comentário