segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Revista Direito e Sensibilidade - Volume 02

Fruto do I Encontro Nacional de Estudantes de Direito Extensionistas - I ENEDEX, a Revista Direito & Sensibilidade pretende reunir artigos científicos dos mais diversos projetos de extensão em direito do país a fim de fomentar reflexão e debates acerca das práticas e das teorias da extensão.

Informações: direitoesensibilidade@gmail.com

EDITAL 2012


Chamada de Trabalhos Para a 2ª Edição

1. A Revista dos Estudantes de Direito Extensionistas, fruto do I Encontro Nacional de Estudantes de Direito Extensionistas (ENEDEx) pretende ser uma publicação impressa e eletrônica de periodicidade anual, sob responsabilidade da sede que promove o ENEDEx/ENED. Esta revista não possui fins lucrativos e propõe-se a publicar trabalhos inéditos, individuais ou em co-autoria, que apresentem reflexões sobre a prática e teoria da extensão em Direito.

1.1 Os trabalhos cujo tema seja o esboço de prática específica de extensão em Direito, por não se tratar de relato de experiência, deverão aliar a discussão de experiências concretas e ações produzidas a reflexões teóricas sobre extensão, devendo passar pelos fundamentos filosóficos e/ou científicos da ação extensionista abordada, podendo debater mecanismos de avaliação dos trabalhos desempenhados com grupos sociais determinados, comunidades, movimentos sociais, entre outros. Também, ademais de demonstrar a cientificidade, o planejamento, a organização, o compromisso ético-político, a realização não-voluntariosa e não-espontaneísta da extensão em Direito esboçada, é possível colocar em diálogo alicerces teóricos e ações promovidas em projetos distintos de extensão em Direito, e, ainda, discutir criticamente as perspectivas filosóficas e científicas, bem como abordar e propor instrumentos de análise e sustentação de ações comumente por grupos e/ou projetos de extensão universitária em Direito.

2. Os artigos submetidos devem ser inéditos, ou seja, não podem ter sido enviados ou publicados em outro periódico. Consideram-se inéditos os trabalhos apresentados e publicados em anais de eventos científicos, como congressos, seminários, simpósios e similares. Neste caso, deverá ser informado, no email de envio do artigo o evento, a data e o local em que o trabalho foi apresentado.

3. Os trabalhos de co-autoria deverão respeitar o limite de até três autores, sob pena de não avaliação.

Política Editorial

4. A política editorial da Revista dos Estudantes de Direito Extensionistas não fará distinção de temas ou abordagens. Haverá preferência, no entanto, aos trabalhos com grande originalidade, assim como trabalhos de menor extensão, sem prejuízo do conteúdo, desde que atendidos os pressupostos do item 1.1 deste Edital.

Formatação dos Trabalhos

5. Os trabalhos deverão ser redigidos em português, espanhol ou inglês, ter entre 15 a 20 laudas, inclusas as referências bibliográficas e os anexos, em folhas de tamanho A4. No corpo do texto, não deverá constar o nome ou qualquer outro dado que identifique os/as autores/autoras. Essas informações serão posteriormente acrescidas caso o trabalho seja selecionado para publicação.

6. O trabalho deverá conter necessariamente um resumo, resumen ou abstract (máximo de 150 palavras), conforme a língua em que o trabalho está escrito e com suas respectivas palavras chave (no máximo 3).

7. O texto deverá ser redigido em fonte Times New Roman, tamanho 12, justificado, espaçamento entre linhas 1,5 no corpo do texto e simples no resumo e em citações que excedam três linhas; margens superior e esquerda de 3 cm e inferior e direita de 2 cm, com numeração inserida no canto inferior direito a partir da primeira página. A primeira linha de cada parágrafo deve obedecer ao recuo de 1 cm e as citações que excedam 3 linhas, ao recuo de 4 cm. As Notas de Rodapé deverão ser sucintas, redigidas em rodapé e enumeradas ao longo do texto, conforme a ABNT.

8. Para as citações diretas e indiretas ao longo do texto deve ser utilizado o formato como segue: (SILVA; SANTOS, 2009, p. 201) e deverão ser digitadas em Times New Roman, tamanho 10, com espaçamento entrelinhas simples. No final do texto, deverão constar as referências bibliográficas completas, segundo as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

9. Não serão aceitos trabalhos com formatação desconforme àquela prescrita por esta chamada de trabalhos. Em casos omissivos, os trabalhos em idioma português deverão estar em conformidade com as regras da ABNT vigentes, especialmente as NBR 10520 (agosto/2002) e NBR 14724 (janeiro/2006).

Inscrição de trabalhos

10 . A data limite para submissão de trabalhos à 2ª edição é 30 de outubro de 2012, até as 23:59, sendo o prazo prorrogável por até três semanas, a critério do Conselho Editorial.

11. Os arquivos deverão ser enviados para o endereço eletrônico direitoesensibilidade@gmail.com com o titulo do trabalho (ex: título.doc ou titulo.rtf). A identificação dos autores deverão constar no corpo do Email. Após a transferência do arquivo, aguarde o recebimento de email com a confirmação da submissão.

12. Os arquivos devem ser enviados em extensão Word 97 (.doc) ou em Rich Text Format (.rtf) ]No corpo do texto, não deverá constar o nome ou qualquer outro dado que identifique a autoria. Essas informações serão posteriormente acrescidas caso o trabalho seja selecionado para publicação.

13. Ao enviar seu trabalho, o/a autor/autora automaticamente abre mão de seus direitos autorais patrimoniais sobre aquele em prol da Revista dos Estudantes de Direito Extensionistas, que poderá publicá-lo em qualquer meio.

13.1. Os direitos autorais dos trabalhos não publicados serão devolvidos ao/à autor/autora quando o trabalho não for selecionado pelo Conselho Editorial.

14. Cabe aos/às autores/autoras manter seus contatos atualizados perante o Conselho Editorial.

15. Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços e atividades inerentes a esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Avaliação e seleção de trabalhos

16. Após as submissões, o Conselho Editorial procederá a uma pré-seleção dos trabalhos inscritos com base nos seguintes critérios: atenção às regras formais da língua escolhida para a produção do artigo e concatenação das idéias; observância à formatação prescrita; coerência da conclusão com o desenvolvimento; originalidade dos argumentos e da abordagem; grau de reflexividade e inovação do trabalho; atenção ao disposto no item 1.1 deste Edital.

17. Os artigos pré-selecionados serão encaminhados para avaliação pelo Conselho Consultivo da Revista dos Estudantes de Direito Extensionistas, que será composta por professores/professoras de diversas Universidades, com o limite máximo de 50% de professores/professoras da Universidade anfitriã do ENEDEx/ENED correspondente. Para assegurar a isonomia, os/as avaliadores/avaliadoras não terão acesso, durante o processo de avaliação, aos nomes ou a quaisquer outros dados que identifiquem a autoria dos trabalhos.

18. O Conselho Consultivo elaborará parecer sobre o trabalho avaliado, aprovando-o com ou sem restrições, ou rejeitando-o. O Conselho Editorial encaminhará os pareceres aos/às autores/autoras (omitindo identificação do/da avaliador/avaliadora) e, havendo recomendações de alterações, caso o trabalho seja cotado para publicação, estipulará prazo para que, julgando pertinente, o/a autor/autora entregue nova versão do trabalho ou exposição de justificativas para não-alteração;

19. Após um artigo ser aprovado pelo Conselho Consultivo, o Conselho Editorial poderá propor alterações formais, com vistas a sanar falhas de redação ou de formatação, devendo o/a autor/autora realizar as mudanças necessárias no prazo estipulado, sob pena de não publicação.

20. O Conselho Editorial notificará os/as autores/autoras de suas decisões por email. Como questão de política editorial, as razões de pré-seleção ou escolha final para publicação não serão discutidas.

21. A constatação de plágio ou de qualquer outro ato academicamente ímprobo ocasionará a imediata exclusão do trabalho do processo seletivo, sem prejuízo dos efeitos jurídicos previstos em lei.


Segunda-feira, 16 de julho de 2012

 

Disponível em: http://direitoesensibilidade.blogspot.com.br/2012/07/edital-2012.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário