segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Edital do I Curso de Extensão - Universidade, movimentos sociais e educação popular

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
PROGRAMA LIÇÕES DE CIDADANIA
COLEGIADO GERAL

CONVITE I CURSO DE EXTENSÃO – UNIVERSIDADE, MOVIMENTOS SOCIAIS E EDUCAÇÃO POPULAR
O Programa de Educação Popular em Direitos Humanos – Lições de Cidadania, em parceria com o Grupo Multidisciplinar de Projetos de Engenharia e Gestão, Aplicados ao Desenvolvimento Ambiental e Social – PEGADAS, tem a satisfação de ofertar para toda a comunidade o I Curso de Extensão – Universidade, Movimentos Sociais e Educação Popular. O curso, em construção sob “as lentes” da Educação Popular, se propõe a ser um rico espaço de debate, haja vista a diversidade de pessoas e seus saberes, e também pela relevância das temáticas propostas, observando o que a nós nos educa Paulo Freire (2001):

O fato de me perceber no mundo, com o mundo e com os outros me põe numa posição em face do mundo que não é de quem nada tem a ver com ele. Afinal, minha presença no mundo não é a de quem a ele se adapta, mas a de quem nele se insere. É a posição de quem luta para não ser apenas objeto, mas sujeito também há história.

Pensado em três eixos temáticos geradores, já apontados em seu próprio nome, o curso acontecerá em 10 encontros, sendo um por semana, constituídos pelo debate de textos, vídeos, mesas redondas, com o foco na formação construída pela partilha de idéias e descoberta da diversidade. Lembramos ainda que o curso é uma etapa indispensável e obrigatória àquelas e àqueles que desejam ingressar no Programa de Educação Popular em Direitos Humanos – Lições de Cidadania. Nesse sentido, convidamos todas e todos os interessados a realizar suas inscrições de acordo com as informações, a seguir, dispostas.

1. Para quem é o curso
Para todas e todos, da Graduação ou da Pós Graduação, da UFRN ou não. Porém, em virtude das demandas do Programa Lições de Cidadania, a preferência será dada para os cursos de Direito, Psicologia, Serviço Social e Comunicação Social, o que não significa sob hipótese alguma exclusividade. O número de vagas é limitado em virtude dos espaços.

2. Quais as datas e locais do curso
O curso acontecerá aos sábados pela manhã, das 9h às 12h, na UFRN. O local será definido e avisado sempre com antecedência. O primeiro encontro está agendado para o dia 20 de agosto e o último para o dia 22 de outubro de 2011.

3. Qual o prazo para inscrições e como inscrever-se
O prazo para realização da inscrição vai do dia 08 ao dia 18 de agosto de 2011. As inscrições deverão ser feitas através do preenchimento de formulário no Blog do Lições de Cidadania – http://programalicoesdecidadania.blogspot.com. Como já informado anteriormente, o número de vagas é limitado, restando às inscrições a possibilidade de homologação ou não. Deste modo, a lista com os nomes das inscrições aceitas será informada no próprio Blog, no dia 19 de agosto ao meio dia, juntamente do local específico na UFRN em que se dará o primeiro encontro, a ser realizado no dia seguinte, 20 de agosto de 2011, das 9h às 12h.

4. Sobre o material de leitura do curso
Objetivando a melhor organização de cada participante acerca do material de leitura necessário para o curso, após a homologação das inscrições, todos os textos base serão enviados por email ou disponibilizados para download no próprio blog do Lições de Cidadania.

5. Como funciona o curso
O curso, dividido em 10 encontros de 3 horas, pensado aos sábados pela manhã, das 9h às 12h, na UFRN, demandará d@s participantes sua inerente condição de sujeitos. A idéia é que cada uma e cada um, a partir de seus questionamentos sobre o material de leitura indicado, juntamente aos vídeos, mesas redondas e outros instrumentos, possam problematizar essas questões em pequenos grupos, ou melhor, em rodas de diálogo.

6. Sobre a certificação
O curso concederá certificado de participação, com a devida carga horária de extensão para os participantes com o mínimo de 75% de presença.

7. Dúvidas e questionamentos
Dúvidas, questionamentos, sugestões ou qualquer outro tipo de diálogo, poderá ser realizado através do email licoesdecidadania@gmail.com

8. Das reservas
A Comissão de formação do Programa de Educação Popular em Direitos Humanos – Lições de Cidadania se reserva ao direito de resolver os casos omissos neste convite.

Natal/RN, 08 de Agosto de 2011.



INSCRIÇÕES ENCERRADAS


Nenhum comentário:

Postar um comentário