quinta-feira, 12 de agosto de 2010

A participação do Lições de Cidadania na CIENTEC

Entre os dias 25 e 30 de julho de 2010, ocorreu em Natal a XVI Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura – CIENTEC/2010 –, sob o título: “UFRN: produzindo saberes, compreendendo a vida”, evento que se propõe a popularizar o conhecimento científico produzido na Universidade e oportunizar o acesso a informações das mais diversas áreas do conhecimento.
O Lições de Cidadania, Programa de Extensão da UFRN, participou do evento, uma vez que entende sua importância enquanto facilitador do diálogo e da problematização de questões referentes à realidade de desigualdades e violações de direitos em que estamos inseridos (as), e a que o Lições intervém, estimulando o pensar crítico em conjunto com a comunidade.
Nesse sentido, nos propusemos na CIENTEC, além de promover a troca de saberes com a população, e, sobretudo, denunciar a realidade das comunidades em situação de vulnerabilidade social do nosso estado – urbanas, rurais e penitenciárias – divulgar nossos Núcleos e o trabalho realizado em cada um desses, objetivando também conhecer sujeitos interessados em fazer parte desse processo de formação política e transformação social.
Entendemos que na verdade ainda resta um longo caminho para a efetivação da verdadeira democratização do conhecimento. Ela não deve ser tratada como objetivo de uma Semana, mas sim um conceito inerente à própria Universidade.
Lutamos por um projeto de sociedade e de Universidade em que o conhecimento não necessitará ser democratizado, porque ele já será produzido coletivamente, abarcando a diversidade presente na sociedade e as necessidades reais da população. Ou seja, compreendemos que produzir saberes e compreender a vida é um processo que deve ser feito em conjunto.
Para tanto, seguiremos ocupando tais espaços, no sentido de discutir essas questões que para nós são fundamentais enquanto formuladoras de uma nova perspectiva de educação, direitos e sociabilidade humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário